PLATAFORMA ITUIUTABA LIXO ZERO

    Poder Público

    02/11/2014

    Sobre o Projeto

    Descrição

    Ambiente colaborativo para a busca de soluções para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Ituiutaba. Busca-se a cooperação e co-participação dos atores institucionais envolvidos a fim de levantar proposições para a formulação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em complementaridade com os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Pretende-se com a Plataforma Ituiutaba Lixo Zero criar um espaço de discussão e ação, por meio da mobilização dos atores públicos, privados e sociedade civil organizada para a gestão integrada dos resíduos sólidos do município.

    O que motivou a iniciativa

    Nos meses de novembro de dezembro de 2013, Alice Drummond realizou entrevistas com alguns responsáveis pela gestão de resíduos sólidos no município de Ituiutaba. O desconhecimento pelo texto da PNRS e as possibilidades e mudanças que ele emana, a levou a crer que seria esse o motivo da falta de engajamento dos mesmos com a questão: Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Percebeu-se ainda a falta de articulação entre os atores responsáveis pela GIRS, propostos pela PNRS e consequentemente a dificuldade por busca de soluções. Vale ressaltar, sobretudo, o desconhecimento da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, fundamental para a implementação da Logística Reversa.

    Principais resultados

    Percebemos um interesse pela questão e uma mobilização em torno dos eventos propostos pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero. Nos eventos relativos às cadeias produtivas submetidas à logística reversa onde houve a apresentação da PNRS e legislações relativas seguidas de um levantamento da situação local atual e de proposições para a correta gestão dos resíduos identificando a responsabilidade de cada ator do processo. Bons resultados disponíveis no blog http://plataformaituiutabalixozero.wordpress.com/category/foruns-setoriais/ Os eventos da Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, discorridos entre 10 de abril e 11 de junho de 2014, reuniram por volta de 1000 pessoas, das mais diferentes instituições, carreiras profissionais e segmentos sociais. O mutirão realizado no Residencial Portal dos Ipês mobilizou mais de 450 residências. Além da coleta foi feito esclarecimentos sobre a importância da separação dos resíduos. http://plataformaituiutabalixozero.wordpress.com/2014/05/25/mutirao-para-a-correta-separacao/ A Plataforma Ituiutaba lixo zero foi convidada a apresentar sua prática no painel Iniciativas Sustentáveis Atores Públicos e Privados de uma cidade Lixo zero no 5º Fórum Nacional de Resíduos Sólidos de realização do Instituto Lixo Zero Brasil e Espaço Viex - 14/05/14 – Espaço Viex –SP-SP https://plataformaituiutabalixozero.files.wordpress.com/2014/06/relatorio_iniciativalixozero.pdf Patrocínio para a confecção de forma colaborativa da publicação “A coleta seletiva em Ituiutaba e os dez anos da Copercicla” http://plataformaituiutabalixozero.files.wordpress.com/2014/04/revista-plataforma-ituiutaba-lixo-zero.pdf Criação de um blog com o intuito de reunir todas as informações relativas ao projeto-piloto Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, se apoiando sobretudo em boas práticas. www.plataformaituiutabalixozero.wordpress.com Até o dia 12/08/2014 o blog contava com 4483 acessos, incluindo acessos de diferentes países, tais como: França, Estados Unidos, Portugal, Itália, Bélgica, Suécia, Chile, Espanha, Holanda, Alemanha, Costa Rica, Reino Unido, Peru, Argentina, Haiti, Japão e Moçambique. Criação de uma página no Facebook, que até o dia 12/08/14 conta com 534 curtidas www.facebook.com/plataformaituiutabalixozero Colunas semanais no Jornal do Pontal (Jornal local) – Entre dia 07/03/14 à 12/08/2014 foram publicadas 23 colunas cujos temas apoiam as discussões do âmbito da Plataforma Ituiutaba Lixo Zero Pílulas diárias de 1 minuto nas rádios do Sistema Cancella de Comunicação - Rádio Globo AM (1240), Cancella FM (97,3) Cancella AM (710), Favorita FM (100,3) Realização da Mostra MULTICINE AMBIENTAL: REPENSANDO NOSSAS AÇÕES, na qual foram apresentados filmes relativos à questão ambiental e sobretudo aos resíduos sólidos.Publico de 90 pessoas.

    Desafios Enfretados

    Baixa aderência por parte do poder público e de certos segmentos do setor privado

    Lições aprendidas

    - Necessário continuar, não desistir; - Inserir a educação ambiental nas escolas, mas primeiramente incutí-la nos professores; - Elevar o nível educacional e cultural dos cooperados da copercicla; - Dispor de uma pauta semanal na mídia relativa aos resíduos sólidos - Contar com campanhas de conscientização e instrução para a coleta seletiva de forma continua e não pontual; - Desenvolver mercado de reciclagem de forma regional, daí ampliar o debate com as cidades vizinhas propensas a um consórcio-intermunicipal; - Fazer estudo de levantamento da situação atual do aterro municipal de Ituiutaba - Entre outras...

    Fotos

    Dados adicionais

    Nome da Instituição
    PLATAFORMA LIXO ZERO
    CNPJ
    20455007000105
    Endereço
    RUA 22, Nº470, CENTRO, ITUIUTABA, MG, CEP:38300-076
    Equipe Técnica
    ALICE DRUMMOND
    Instituições Parceiras
    -Prefeitura Municipal de Ituiutaba -Câmara Municipal de Ituiutaba -Copercicla – Cooperativa de Reciclagem de Ituiutaba -Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIMEG -Instituto Federal Do Triângulo Mineiro – IFTM -Faculdades Integradas Do Triângulo Mineiro/ Universidade Federal De Uberlândia

    Categorias

    Agricultura Familiar
    Agrosilvopastoril
    Agrossilvopastoril - Inorgânico
    Agrossilvopastoril - Orgânico
    Catadores de Materiais Recicláveis
    Comércio
    Construção Civil
    Domiciliar Urbano - Fração Inorgânica
    Domiciliar Urbano - Fração Orgânico
    Executivo - Consórcio Intermunicipal
    Executivo - Estadual/Distrital
    Executivo - Federal
    Executivo - Municipal
    Indústria
    Industriais
    Instituição de Ensino e Pesquisa
    Judiciário - Estadual
    Legislativo - Municipal
    Limpeza Urbana
    Ministério Público
    Movimentos Sociais
    ONGs
    Público em Geral
    Serviços
    Serviços de Saúde

    Práticas Relacionadas

    + visualizar mais práticas